Provoca crises de medo e pânico inesperadas, o que pode resultar em sintomas físicos, como náuseas, suor e taquicardia, e emocionais, como sensação de morte iminente e desespero incontrolável.
É uma sensação difusa de desconforto, um desagradável sentimento de apreensão frequentemente acompanhado por tensão, antecipação de cenários de riscos, muitas vezes irreais.
Provoca a presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. Além disso, é marcada pela oscilação de humor pensamentos.
Caracteriza-se por uma forte variação de humor que oscila entre episódios depressivos e eufóricos, separados por períodos de estabilidade. As crises podem variar de intensidade, frequência e duração.
Envolvem uma perturbação da alimentação ou do comportamento relacionado à alimentação, que costumam incluir alterações dos alimentos ou da quantidade consumida pela pessoa.
Este transtorno é caracterizado pela formação de ações e atitudes de personalidade obsessivas e compulsivas. O TOC está diretamente relacionado à um quadro de ansiedade.