As 3 fases do Transtorno Afetivo Bipolar

As 3 fases do Transtorno Afetivo Bipolar

O Transtorno Afetivo Bipolar é um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela alternância (que pode ser súbita ou não) entre episódios depressivos e euforia, ambos aspectos popularmente chamados de ''mania'' e ''hipomania''.

Por se tratar de um transtorno complexo, é comum que as pessoas enfrentem dificuldades para identificá-lo corretamente. Para que seja possível compreendê-lo, decidi reunir as três fases ocasionadas por ele. Confira:

  • Depressão — Responsável por provocar desinteresse pelas atividades, isolamento social, problemas de concentração, cansaço e sentimentos de culpa. Além disso, o paciente pode apresentar frustrações com a vida, esquecimentos e formular ideias suicidas;

  • Mania — Um período caracterizado pela euforia excessiva acompanhada de uma exaltação da autoestima e da autoconfiança. Neste período, é comum que o paciente perca o controle de suas próprias ações (o que pode aumentar o risco de acidentes), tem um pensamento acelerado, fala excessivamente e pode apresentar delírios ou alucinações;

  • Hipomania — Esta fase costuma apresentar sintomas semelhantes ao da Mania com uma intensidade leve e que não causa possíveis prejuízos ao lado profissional e social do paciente. Além disso, a hipomania costuma ser breve e durar por um pequeno período de tempo.


Para que seja possível investigar e determinar o transtorno da maneira adequada, é fundamental que o paciente busque realizar uma avaliação com o profissional adequado. Em caso de suspeitas, não hesite em pedir ajuda!

Caso tenha interesse em realizar uma avaliação ou algum exame, clique aqui!

Cuidar da sua saúde é estar em equilíbrio!

O atendimento é feito de forma humanizada, incluindo
diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico.

Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat