Ao colocarmos em pauta a importância da Tireoide no bom funcionamento intestinal, é muito comum ver pessoas surpresas a respeito deste tema. Afinal, por estarem tão distantes na anatomia humana, fica difícil de imaginar qualquer tipo de correlação entre ambos.
Para que seja possível compreender, é preciso levar em conta a função de cada um. A Tireoide é uma glândula responsável por produzir hormônios importantíssimos que regulam diversas funções do organismo. Com a deficiência de suas atividades, o corpo tem seu metabolismo afetado.
Já o Intestino tem o papel de absorver nutrientes cruciais para garantir a atividade adequada de cada sistema. Este órgão é tão importante que, através dele, há a concentração de 80% do sistema imunológico (que é essencial na prevenção de diversas doenças).
A relação entre ambos se deve justamente pelo seu funcionamento: quando a flora intestinal (um conjunto de bactérias boas que vivem no intestino) está saudável, há uma imunização em massa do organismo, inclusive da tireoide.
Quando o intestino está enfrentando algum tipo de distúrbio ou complicação, é possível que a tireoide também seja afetada por ela. Um dos principais exemplos que comprova isto é a Síndrome do Intestino Irritável (SII), que pode estar relacionado com um quadro de hipotireoidismo.
E, com o desequilíbrio da flora intestinal, há também o aumento na incidência de determinadas doenças tireoidianas, que é o caso da Tireoidite de Hashimoto: uma doença autoimune ocasionada pelo ataque do sistema imunológico contra a tireoide.
Conseguiu entender a importância de oferecer um cuidado maior à sua tireoide e ao seu intestino? Adotar hábitos saudáveis, por exemplo, são apenas algumas das principais medidas preventivas que podem garantir o bom funcionamento do organismo.
O atendimento é feito de forma humanizada, incluindo
diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico.