Sabia que os distúrbios tireoidianos, como hipo e hipertireoidismo, podem ser classificados como causas de possíveis transtornos psiquiátricos? Para entender um pouco mais deste assunto, continue comigo.
Ainda que os problemas que afetam a Tireoide sejam caracterizados, em sua maioria, por sintomas físicos (queda de cabelos, dores articulares, entre outros), eles também podem impactar no estado psicológico e emocional do paciente.
O Hipertireoidismo, conhecido por provocar uma produção elevada dos hormônios tireoidianos, está fortemente relacionado à aspectos de inquietação, podendo resultar em problemas como ansiedade, maior irritabilidade, tremores e até taquicardia.
Em casos mais graves do problema, onde não esteja sendo tratado corretamente e a liberação esteja totalmente descontrolada, o paciente pode apresentar sintomas psicóticos que envolvem desde alucinações, delírios e pensamentos desconexos da realidade.
Já em casos de hipotireoidismo, conhecido como uma doença que reduz a produção de hormônios, há a manifestação de sintomas semelhantes aos de estados depressivos, que podem envolver desde melancolia, sonolência, perda de apetite, falta de energia até lentidão dos pensamentos.
A Tireoide desenvolve um papel importante na saúde mental, especialmente em portadores de algum distúrbio tireoidiano (tireoidite de hashimoto, por exemplo), o que reforça a importância de garantirmos um cuidado especial com esta área.
O atendimento é feito de forma humanizada, incluindo
diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico.