Compreendendo a Depressão Masculina e a importância de tocarmos neste assunto.

Compreendendo a Depressão Masculina e a importância de tocarmos neste assunto.

Para continuarmos nossa postagem a respeito da Depressão, sendo este um transtorno psicológico que afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo todo, há também a necessidade de pontuar as características que ela pode oferecer à população masculina.

Isto porque, este grupo em específico, é recoberto por um estigma que o impede não só de discutir a respeito de sua saúde mental, mas também sobre o desenvolvimento (ou enfrentamento) de transtornos psicológicos. 

Diante de argumentos insensíveis que buscam colocar à prova sua masculinidade, é comum que os homens evitam dialogar até mesmo sobre emoções negativas ou demonstrá-las para fugir de possíveis julgamentos.

A busca profissional, inclusive, costuma ser deixada de lado para que o paciente consiga fugir de possíveis comentários ofensivos. Este ato, além de reforçar o tabu e compartilhar da ideia de que ''homens não necessitam de auxílio'', pode contribuir no agravamento do transtorno psicológico ao qual está sendo enfrentado.

Para que seja possível lutar contra este tabu cultural, é fundamental que reconheçamos que tanto a depressão, quanto quaisquer outras complicações (sejam elas físicas ou psicológicas), devem possuir uma atenção especializada e individual!

A saúde e o bem-estar são aspectos que devem ir além do julgamento alheio a respeito das questões que envolvam a masculinidade, tais como a forma como um homem deve se portar. Afinal, cuidar de si mesmo também é um dever deles.

Deseja realizar uma avaliação? Clique aqui!

Cuidar da sua saúde é estar em equilíbrio!

O atendimento é feito de forma humanizada, incluindo
diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico.

Atendimento ao Paciente
Ficou com alguma dúvida?
Converse conosco no Whatsapp
chat