Conhecida como a principal causa do desenvolvimento de hipotireoidismo, a Tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune onde a tireoide é atacada pelo próprio organismo, contribuindo para a destruição dos tecidos tireoidianos.
Através da liberação de linfócitos (células de defesa) e anticorpos (Anti TPO e Anti Tireoglobulina), o organismo comanda o ataque à tireoide, comprometendo seu funcionamento e reduzindo a produção de hormônios.
Esta condição é considerada por diversos especialistas como uma doença lenta e silenciosa, ou seja, ao longo de sua evolução o organismo dificilmente apresenta quaisquer tipos de sintomas até a instalação do hipotireoidismo.
A Tireoidite de Hashimoto afeta, principalmente, o público feminin e costuma ser diagnosticada entre os 30 aos 50 anos de idade. Dentre outros grupos aos quais estão suscetíveis a apresentar o problema, estão entre eles:
Porém, nem tudo está perdido: através das consultas periódicas com um especialista adequado, é possível prevenir o problema ou, em casos onde a doença esteja instalada, controlar a situação.
Em caso de suspeitas ou dúvidas, não hesite em conversar com um profissional a respeito de seu caso!
O atendimento é feito de forma humanizada, incluindo
diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico.